Por Ascom Faperj
A FAPERJ anuncia nesta quinta-feira, 24 de outubro, o resultado do “Programa Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em ICTs do Estado do Rio de Janeiro – 2ª Edição" (Edital FAPERJ Nº 19/2024), destinado a apoiar a mobilidade de pesquisadores estrangeiros originários de países em conflito para o Estado do Rio de Janeiro, de forma a permitir que realizem pesquisa bilateral conjunta com pesquisadores fluminenses. Foram oito pesquisadores aprovados e que serão recebidos na UFRJ, UFF, UFRRJ, PUC-Rio, Fiocruz e CBPF.
Os pesquisadores poderão ficar de 3 a 12 meses e receberão bolsas de mobilidade internacional, passagem de ida e volta, auxílio instalação e seguro-saúde. A maioria dos contemplados participa pela segunda vez, mantendo o desenvolvimento dos trabalhos de cooperação iniciados durante a primeira edição (2022).
A FAPERJ batizou o programa de Luiz Pinguelli Rosa de Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões de Conflitos em Instituições de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro em homenagem ao físico, que faleceu em 2022. A Fundação investirá por volta de R$ 1,4 milhão para receber os cientistas a partir de novembro. A previsão é de que a 3ª edição da chamada ocorra em junho de 2025.
“Este é um dos nossos editais de maior prestígio. Através desta ação, podemos permitir que pesquisadores de regiões em conflito possam dar continuidade a seus estudos e ainda desenvolvê-los junto a pesquisadores fluminenses dentro dos institutos do estado”, comenta Vania Paschoalin, coodenadora do Departamento de Relações Internacionais da FAPERJ.
Confira a lista das propostas contempladas: