Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 12/03/2025 | Atualizado em: 12/03/2025

Nota de pesar: a FAPERJ lamenta profundamente o falecimento da professora Maria Antonieta, a 'Tutuca' (1943-2025)

Por Ascom Faperj

Professora Maria Antonieta, a 'Tutuca': em 2021, pesquisadores homenagearam a geóloga denominando uma nova espécie de mamífero, que viveu há aproximadamente 57 milhões de anos na Bacia de Itaboraí, com o nome de Nanolophodon tutuca (Foto: Divulgação) 

A FAPERJ se une às manifestações de pesar pelo falecimento do professora Maria Antonieta Rodrigues, conhecida como “Tutuca” (1943-2025), ocorrido nesta quarta-feira, dia 12 de março. A geóloga foi professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde ajudou a formar uma geração de geólogos e atuou de forma decisiva, junto a outros pesquisadores, para a criação e preservação do Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O velório será realizado nesta quinta-feira, dia 13 de março, das 9h às 11h, na Capela 1, do Cemitério São João Batista (Rua Gal. Polidoro, 245, Botafogo).

Em 2021, pesquisadores homenagearam a geóloga denominando uma nova espécie de mamífero, que viveu há aproximadamente 57 milhões de anos na Bacia de Itaboraí, com o nome de Nanolophodon tutuca. Ao longo dos anos, ela recebeu apoio regular da FAPERJ para a realização de importantes pesquisas na área da Geologia, tendo sido contemplada por mais de uma vez no programa de fomento à pesquisa Cientista do Nosso Estado. Na Fundação, ocupou o cargo de coordenadora da área de Geociências.

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou seu mestrado na mesma universidade, obtendo, posteriormente, o doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado pela Universidade de Huelva, Espanha. Consultora da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), membro de corpo editorial do Anuário do Instituto de Geociências da UFRJ, membro de corpo editorial da Arquivos do Museu Nacional, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Revisor de periódico do Anuário do Instituto de Geociências da UFRJ, a pesquisadora ocupou ainda o cargo de Diretora da Faculdade de Geologia. Com experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuou ao longo de sua produtiva carreira acadêmica principalmente nos temas da Foraminíferos, Bioestratigrafia e em estudos na Bacia do Espírito Santo.

A FAPERJ, que apoiou grande parte dos importantes estudos feitos pela professora Maria Antonieta, lamenta imensamente o seu falecimento e presta condolências aos familiares e amigos próximos.

Topo da página