Cristina Cruz
![]() |
Mesa de abertura no Palco Pedro Ernesto: a partir da esq., o pró-reitor de Saúde da Uerj, Ronaldo Damião; o vice-reitor da Uerj, Bruno Deusdará; a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello; o secretário estadual de CT&I, Anderson Moraes; a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela; a presidente da FAPERJ, Caroline Alves; e o diretor do Hupe/Uerj, Rui Figueiredo (Foto: Divulgação/FAPERJ) |
A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) teve uma participação marcante no Rio Innovation Week (RIW), um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, realizado de 12 a 15 de agosto no Píer Mauá. A presença da Fundação reforçou seu papel estratégico no fomento à ciência, à tecnologia e ao desenvolvimento regional.
Como uma das principais patrocinadoras do evento, a FAPERJ esteve presente com painéis, podcasts e exposições de projetos científicos, tecnológicos e sociais. A presidente da Fundação, Caroline Alves, destacou em diversas ocasiões que a ciência produzida no estado está diretamente conectada às demandas da sociedade, sendo essencial para impulsionar transformações econômicas e sociais.
“O investimento em ciência gera transformação social e econômica. Participar do RIW é uma oportunidade única para mostrar que a inovação também salva vidas, promove o desenvolvimento sustentável e melhora a vida das pessoas”, afirmou.
Debates e painéis sobre inovação e desenvolvimento
Entre os destaques da programação, Caroline Alves participou de painéis como “Do laboratório à solução: A Inovação que Conecta Ciência, Mercado e Sociedade” e “Infraestrutura de Inovação: Governo, ICTs e Deep Techs no Brasil Profundo da Ciência”, ao lado de representantes de instituições públicas e privadas. Também integrou mesas de discussão sobre a construção de ecossistemas de inovação regional, deep techs, startups e fomento à pesquisa.
A presidente da FAPERJ ainda participou do painel “Economia Fluminense 5.0: Fomento, Tecnologia e Decisão baseada em dados”, debatendo como a ciência pode ser aliada estratégica na geração de políticas públicas baseadas em evidências, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico do estado.
Projetos com impacto direto na sociedade
Durante o evento, a FAPERJ apresentou iniciativas que evidenciam como a ciência pode ser uma ferramenta de transformação social. Um exemplo foi a Patrulha Maria da Penha, apresentada no Palco Future, no Armazém Kobra, que utiliza tecnologias como o Botão de Emergência e o aplicativo Rede Mulher para proteger mulheres vítimas de violência doméstica.
Segundo Caroline Alves, “a inovação não deve ser vista apenas como motor da economia, mas como ferramenta para salvar vidas. Esse é o tipo de projeto que a FAPERJ quer apoiar”.
Podcasts valorizam ciência e desenvolvimento regional
A programação da FAPERJ também contou com uma série de podcasts que deram voz a lideranças da ciência, da gestão pública e da inovação. O neurocirurgião Paulo Niemeyer destacou o impacto do edital Fronteiras da FAPERJ no fortalecimento do Instituto do Cérebro, colocando o Rio de Janeiro como referência nacional em neurociência.
Outro episódio contou com a participação do prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, que ressaltou o papel da Fundação no desenvolvimento de projetos locais, especialmente na área agropecuária. O prefeito de Nova Friburgo, Jonnhy Maycon, também participou das gravações, discutindo como a tecnologia tem revolucionado a gestão pública e contribuído para a construção de uma cidade inteligente.
O presidente do CONFAP – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa –, Márcio de Araújo Pereira, abordou a importância das fundações estaduais de amparo à pesquisa no Brasil, enquanto o desembargador Fábio Dutra, presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (ANDES), refletiu sobre a atuação do Judiciário no campo da inovação institucional.
Gabriel, representante do CECIERJ, trouxe ao debate o impacto do pré-vestibular social na interiorização do acesso ao ensino superior. Já Fernanda Curdi, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, abordou o impacto direto das políticas públicas no avanço da economia fluminense, destacando a importância da integração entre governo, pesquisa e mercado.
Missão reafirmada no maior evento de inovação da América Latina
Com mais de 200 horas de conteúdo e milhares de visitantes, o Rio Innovation Week consolidou o Rio de Janeiro como um dos principais polos de tecnologia, empreendedorismo e inovação do país. A participação da FAPERJ reafirma seu compromisso com o fortalecimento do ecossistema de inovação fluminense e com a valorização da pesquisa como motor de transformação social.
Ao encerrar sua atuação no evento, a Fundação demonstrou como é possível transformar conhecimento em impacto real, dialogando com o presente e projetando um futuro mais inclusivo, tecnológico e sustentável para todo o estado do Rio de Janeiro.