Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 05/02/2026 | Atualizado em: 05/02/2026

FAPERJ divulga resultado final da 3ª edição do Programa Luiz Pinguelli Rosa

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, o resultado final da 3ª edição do Programa Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) do Estado do Rio de Janeiro (Edital FAPERJ Nº 41/2025). Nesta edição, o Programa contemplou dez projetos, envolvendo sete instituições científicas e tecnológicas sediadas no estado do Rio de Janeiro.

O Programa tem como finalidade apoiar a mobilidade e a instalação de pesquisadores provenientes de regiões em conflito em instituições científicas e tecnológicas do estado do Rio de Janeiro, garantindo condições para a continuidade de suas atividades acadêmicas e científicas.

As instituições contempladas desta vez foram o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com a participação de pesquisadores provenientes de cinco países – Venezuela, Irã, Síria, Rússia e Ucrânia.

As propostas aprovadas abrangem diferentes grandes áreas do conhecimento, com destaque para Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Engenharias, refletindo a diversidade temática e o caráter multidisciplinar da iniciativa.

Para a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, o edital é especialmente interessante por possibilitar a vinda de pesquisadores refugiados para o estado do Rio de Janeiro. "Ele promove uma troca científica muito rica e o desenvolvimento de pesquisas de altíssimo nível em instituições fluminenses”, disse.

No âmbito do Programa, os pesquisadores selecionados deverão realizar estada de até 12 meses no Brasil, desenvolvendo seus projetos de pesquisa em colaboração com pesquisadores anfitriões vinculados às ICTs fluminenses. O apoio concedido pela FAPERJ inclui bolsa de subsistência, adicional de deslocamento para passagens aéreas de ida e volta, adicional de instalação destinado a despesas iniciais de acomodação, e adicional para seguro-saúde. Os projetos deverão ter início a partir de março de 2026.

Confira abaixo a listagem dos projetos aprovados:
Resultado Final: Edital FAPERJ Nº 41/2025 – Programa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito ou Refugiados em ICTs do Estado do RJ

Topo da página