Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 20/10/2022 | Atualizado em: 20/10/2022

FAPERJ divulga resultado da chamada Confap/WBI Bélgica

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, o resultado da chamada realizada em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Wallonie-Bruxelles International (WBI), destinada a apoiar a mobilidade de equipes de pesquisadores brasileiros e belgas. Ao todo, nove projetos foram recomendados pelo comitê de avaliação da chamada, com destaque para o Rio de Janeiro que teve o maior número de propostas selecionadas, com quatro. Os projetos deverão ter duração de até 24 meses e poderão começar a partir do próximo mês.

A parceria entre FAPERJ e WBI vem de longas datas, formalizando-se em 2020, através de um acordo de cooperação firmado entre as instituições com o objetivo de fomentar projetos conjuntos e impulsionar a conexão entre as comunidades científicas do Rio de Janeiro e da Bélgica.

O objetivo da chamada em questão, realizada através do Confap, seria o apoio a projetos conjuntos de pesquisa através do fomento a missões e à mobilidade de pesquisadores dentro dos seguintes temas: materiais circulares, inovação em saúde, inovações para produção e projetos ágeis e seguros, sistemas de energia e ambientes sustentáveis, gestão ambiental inovadora e cadeias agroalimentares, transporte e logística, aeronáutica e espaço e tecnologias digitais.

A WBI será responsável por financiar os custos da equipe belga, enquanto a FAPERJ, por sua vez, financiará a mobilidade de equipes parceiras de até 4 pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no Estado do Rio de Janeiro, por um período de até 3 meses.

Confira o resultado da chamada: lista dos projetos aprovados no estado do Rio de Janeiro

Dúvidas deverão ser esclarecidas pelo e-mail assessoria.internacional@faperj.br ou elisa.confap@gmail.com

Topo da página