Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 01/12/2022 | Atualizado em: 02/12/2022

FAPERJ divulga resultado dos programas CNE e JCNE

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulga nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o resultado dos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). Para o CNE foram concedidas 226 bolsas de um total de 612 solicitações. Já no edital JCNE foram concedidas 148 bolsas de um total de 454 solicitações. Esse montante de 374 projetos representará um investimento de cerca de R$ 37 milhões na pesquisa fluminense ao longo dos 36 meses de vigência das bolsas. Os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.  

Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, os dois programas fortalecem a pesquisa científica e tecnológica no Estado, possibilitando o contínuo desenvolvimento das mais diversas áreas do conhecimento. “Com a continuidade desses programas, mantemos um ciclo virtuoso, no qual estimulamos que nossos pesquisadores continuem no estado exercendo seus trabalhos e produzindo conhecimento científico de ponta”, disse.

Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, “essa e outras ações são necessárias para que se garanta maior participação de todos os campos da sociedade, em especial na produção de conhecimento científico”.

Entre as 35 instituições contempladas, as que receberam um maior número de bolsas foram UFRJ (120), Uerj (58), UFF (52), PUC-Rio (32), FIOCRUZ (28), UFRRJ (15),UENF (07) e INCA (06), além de outras 27 instituições no Estado.

As Grandes Áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas no CNE e JCNE, em ordem decrescente, são: Ciências Biológicas (75), Ciências Humanas (67), Ciências Exatas e da Terra (60), Engenharias (53), Ciências da Saúde (49), Ciências Sociais Aplicadas (30), Linguística, Letras e Artes (20) e Ciências Agrárias (19).

As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 (trinta e seis) meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Os pesquisadores contemplados deverão aguardar comunicação da Fundação, por correio eletrônico, com as instruções para a implementação do auxílio.

Confira a relação de contemplados nos dois programas no link abaixo:

Resultado: Cientista do Nosso Estado (CNE) – 2022
Resultado: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) – 2022

NOTA: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 02 a 12 de dezembro 2022

Topo da página