Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Atualizado em: 05/05/2023

Retificação - chamada conjunta FAPERJ-Serrapilheira

Por Ascom Faperj

Nota conjunta divulgada em 14/04/2023 sobre a chamada pública Faperj-Serrapilheira exclusiva para cientistas negros e indígenas

Na última semana, recebemos críticas de pessoas negras e pessoas indígenas sobre o requisito da proficiência na língua inglesa previsto na chamada conjunta FAPERJ-Serrapilheira em ecologia, de apoio a jovens cientistas negros e indígenas sem vínculo empregatício com ICTs nº1/2023.

Conversamos por telefone com algumas dessas pessoas, acompanhamos atentamente as críticas e ouvimos as sugestões. Entendemos que a exigência da língua inglesa exclui uma parcela dos candidatos e reconhecemos o erro de ter adicionado a proficiência nessa língua como condição de aceitação de inscrições.

Por isso, na busca de ampliar a oportunidade para o público que a chamada busca alcançar, decidimos modificar o edital para retirar o requisito da proficiência no inglês. Isso significa que as propostas poderão ser submetidas em português, e as entrevistas também poderão ser conduzidas em português.

Para viabilizar essa mudança, vamos alterar nosso processo de seleção e convidar para o painel de avaliação apenas revisores falantes da língua portuguesa.

Também estendemos o prazo da submissão de propostas para 08 de maio de 2023, de modo a dar mais tempo para os interessados prepararem suas candidaturas.

Relembramos que os candidatos têm autonomia para escolher as instituições de pesquisa do estado do Rio de Janeiro pelas quais pretendem passar, cabendo a eles negociar sobre sua integração aos grupos de pesquisa que os receberão. Assim, os candidatos estão livres para buscar grupos e instituições que considerem que melhor se encaixam em seus perfis.

Para o futuro, prometemos intensificar nossas conversas com pessoas negras e indígenas, buscando aprender mais e desenvolver nossas ações com elas.

Cristina Caldas
Diretora de Ciência do Instituto Serrapilheira

Hugo Aguilaniu
Diretor-presidente do Instituto Serrapilheira

Jerson Lima Silva
Presidente da Faperj

CONFIRA ABAIXO AS ALTERAÇÕES NO CRONOGRAMA E CONTEÚDO DA CHAMADA:

CRONOGRAMA ALTERADO:
08 de maio de 2023 / 15h (horário de Brasília): Prazo final para envio de pré-propostas (fase 1)

14 de junho de 2023: Divulgação dos selecionados para a fase 2 e chamada para submissão de propostas completas

Interposição de recursos: 07 dias úteis a partir da data de divulgação dos resultados na página da FAPERJ (www.faperj.br), conforme modelo disponível no Anexo 2

14 de agosto de 2023 / 15h (horário de Brasília): Prazo final para envio de propostas completas (fase 2)

28 de setembro de 2023: Divulgação dos selecionados
Interposição de recursos: 07 dias úteis a partir da data de divulgação dos resultados na página da FAPERJ (www.faperj.br), conforme modelo disponível no Anexo 2

13 de novembro de 2023: Data de início do apoio

CONFIRA ABAIXO A RETIFICAÇÃO DE CLÁUSULAS / REQUISITOS:

Item 5.9
ANTIGO: Como a seleção das propostas será conduzida por cientistas que atuam em instituições internacionais, todos os campos dos formulários de cadastro e de inscrição devem ser
devidamente preenchidos em inglês, língua a ser também adotada para a redação dos projetos. Uma vez que as entrevistas dos selecionados para a fase 2 serão em inglês, os candidatos devem ser proficientes nesse idioma. Eles precisam ser capazes de apresentar suas ideias e defender seu projeto para um painel de avaliadores internacionais.

NOVO: O preenchimento dos campos dos formulários de cadastro e de inscrição, assim como a redação dos projetos, devem ser feitos em português ou inglês. O mesmo vale para as entrevistas dos selecionados para a fase 2, que poderão ser feitas em português ou inglês.

Item 9
ANTIGO: A avaliação das propostas será conduzida majoritariamente por cientistas em atividade em instituições internacionais de excelência, com perfis de gênero e de cor/raça diversos.

NOVO: A avaliação das propostas será conduzida por cientistas com perfis de gênero e de cor/raça diversos e que sejam falantes tanto de português quanto de inglês.

Item 10.2
EXCLUIR: Neste momento, será avaliada, por meio de uma breve conversa ao telefone, a capacidade do candidato de apresentar, de forma resumida e em inglês, seu projeto e sua carreira, bem como de formular respostas ao que lhe for perguntado.

Item 11.4
ANTIGO: Os mesmos avaliadores que realizaram a análise de mérito vão fazer uma entrevista remota com o candidato, que deverá fazer uma apresentação de dez minutos, em inglês, e responder a perguntas por mais vinte minutos.

Ao submeter propostas à chamada, os candidatos têm ciência e concordam, expressamente, com a realização da entrevista e autorizam que ela seja registrada em áudio e vídeo com a finalidade específica de análise de seu conteúdo pelo Serrapilheira e pela FAPERJ, bem como do Comitê Especial de Julgamento e pessoas responsáveis pela seleção dos candidatos. O material captado é de uso exclusivo do Serrapilheira e da FAPERJ.

O candidato deve ser proficiente em inglês e capaz de apresentar claramente seu projeto e responder objetivamente às perguntas.

NOVO: Os mesmos avaliadores que realizaram a análise de mérito vão fazer uma entrevista remota com o candidato, que deverá fazer uma apresentação de dez minutos, em português ou inglês, e responder a perguntas por mais vinte minutos.

Ao submeter propostas à chamada, os candidatos têm ciência e concordam, expressamente, com a realização da entrevista e autorizam que ela seja registrada em áudio e vídeo com a finalidade específica de análise de seu conteúdo pelo Serrapilheira e pela FAPERJ, bem como do Comitê Especial de Julgamento e pessoas responsáveis pela seleção dos candidatos. O material captado é de uso exclusivo do Serrapilheira e da FAPERJ.

O candidato deve ser capaz de apresentar claramente seu projeto e responder objetivamente às perguntas.

Topo da página