Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 23/03/2023 | Atualizado em: 23/03/2023

FAPERJ e Embaixada da França anunciam resultado do 3º Edital de Mobilidade Internacional

Por Ascom Faperj

A FAPERJ e a Embaixada da França anunciam nesta quinta-feira, 23 de março, o resultado da última edição do Programa de Mobilidade Internacional Faperj-França - 2023, destinado a apoiar a mobilidade de pesquisadores fluminenses e franceses em projetos conjuntos de pesquisa. Ao todo, oito projetos, envolvendo duas mobilidades cada, serão apoiados.

Lançado no último trimestre de 2022, o edital marca a 3ª edição da cooperação entre a FAPERJ e a Embaixada da França, iniciada em 2019. Neste ano, diferente das edições anteriores, tanto o pesquisador francês quanto o pesquisador fluminense deverão realizar a mobilidade: o pesquisador estrangeiro será recebido em uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) localizada no Estado do Rio de Janeiro e o pesquisador parceiro fluminense também poderá passar um período de tempo na ICT do pesquisador estrangeiro na França.

A ideia do edital originou-se do antigo modelo de apoio às cátedras francesas, realizado entre a Embaixada da França e algumas universidades do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de trazer pesquisadores franceses renomados às instituições do estado por um curto período de tempo. Foi só a partir de 2019, após acordo celebrado entre a FAPERJ e a Embaixada da França e o lançamento da primeira edição da chamada, que as cátedras passaram a poder ser financiadas em todas as ICTs do Estado do Rio de Janeiro.

“A adesão da comunidade científica fluminense a esta chamada tem sido cada vez mais surpreendente. Este ano, teremos projetos contemplados em sete instituições diferentes. Confirma-se, assim, a importância desta parceria com a Embaixada da França e o papel da FAPERJ em ampliar e diversificar as oportunidades de apoio a projetos conjuntos de pesquisa de cooperação internacional envolvendo várias instituições”, disse Jerson Lima, presidente da FAPERJ.

Para o Adido Científico da Embaixada da França no Brasil, Nacer Boubenna, o programa conjunto com a FAPERJ fica mais competitivo e avança a cada nova edição do programa, mostrando que há uma forte demanda por colaboração entre os dois países. "Desta vez, essa versão mais recente do programa permite o intercâmbio de pesquisadores, tanto para a França quanto para o Estado do Rio de Janeiro, fortalecendo o caráter estruturante da nossa cooperação com o Brasil. Ficamos muito contentes com a diversidade dos projetos propostos, o que augura um futuro brilhante para o programa", avaliou.

Firmando-se como um dos editais de maior êxito da área de cooperação internacional da FAPERJ, o programa, mais uma vez, recebeu um expressivo número de solicitações. Ao todo, oito projetos envolvendo duas mobilidades cada serão apoiados. A Embaixada da França financiará as passagens e a FAPERJ as bolsas de subsídio mensais. O período para realização dos projetos conjuntos de pesquisa deverá ocorrer a partir de 1º de junho de 2023.

Confira a listagem de projetos recomendados:
Resultado: Edital FAPERJ Nº 23/2022 - Programa de Mobilidade Internacional Faperj/França

Para mais informações: assessoria.internacional@faperj.br ou nacer.boubenna@diplomatie.gouv.fr

Topo da página