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Atualizado em: 17/11/2025

Arquitetura do estado de trânsito

Architecture of the transit state

Atualmente, a arquitetura e o urbanismo tentam resolver o tempo gasto no trânsito fluminense como um problema de mobilidade. Ou seja, busca-se expandir a rede e melhorar os fluxos urbanos – o que em geral envolve transformações grandes e custosas, Além disto, a mobilidade regional é com frequência discutida em relação ao aumento da densidade urbana. Ao projetar infraestruturas de trânsito, novas ou reformadas, o foco principal costuma ser os aspectos técnicos de fluxo e segurança. Em vista disto, há duas lacunas importantes: a ausência de discussões em relação a como as infraestruturas de mobilidade já conformam o aparecimento coletivo, conformando práticas coletivas através de restrições e suportes específicos, e a necessidade de trabalhar com a infraestrutura herdada, ou seja, quais projetos poderiam reforçar as qualidades coletivas e políticas dos espaços regionais de trânsito. Este livro explora estas lacunas e propõe estratégias de projeto arquitetônico que estimulem o potencial coletivo da experiência metropolitana cotidiana, tomando como ponto de partida as condições atuais das infraestruturas de mobilidade e o estado do trânsito. A obra é estruturada em onze capítulos e quatro estratégias. Os três primeiros capítulos formam a primeira parte do livro e abordam da ausência de estratégias arquitetônicas que reforcem as qualidades coletivas e políticas dos espaços regionais de trânsitos atuais até a proposta de inserções como uma forma de agir sobre as condições materiais desse estado. Os demais capítulos que formam a segunda parte apresentam análises de casos, representações arquitetônicas e estratégicas de projetos/intervenções.

Autores: Cauê Capillé e Thiago Soveral
Editora: Editora Machado
Número de páginas: 368
Ano de lançamento: 2025
Edição bilíngue: português/inglês

Produto do Edital FAPERJ nº 19/2022 – Programa Jovem Cientista do Nosso Estado

Exemplar de acervo

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