Por Ascom Faperj
A Fundação divulga, nesta quinta-feira, dia 9 de maio, a relação dos contemplados na primeira das duas chamadas anuais do programa Bolsa Nota 10. Foram concedidas 210 bolsas na modalidade "Mestrado Nota 10" e 151 bolsas na modalidade "Doutorado Nota 10".
O programa Bolsa Nota 10 tem como seu principal objetivo incentivar os programas de pós-graduação do estado do Rio de Janeiro de significativa excelência, mediante a concessão de bolsas com valores diferenciados a alunos de mestrado e doutorado com desempenho acadêmico em destaque.
As bolsas do programa Bolsa Nota 10 contemplam apenas os últimos 12 meses de curso para os alunos de mestrado (13º ao 24º mês) e os últimos 24 meses de curso para os alunos de doutorado (25º ao 48º mês). Entre as exigências do edital está a necessidade de que os proponentes sejam alunos de programas de pós-graduação stricto sensu, e que estes programas tenham obtido conceitos 5, 6 ou 7, na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Nesta primeira chamada, na modalidade "Mestrado Nota 10" as instituições contempladas com o maior número de bolsas, em ordem decrescente, foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (78); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (33); Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj e a Universidade Federal Fluminense - UFF (25); Fiocruz (14) e outras quinze instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro.
Nesta modalidade as grandes áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas foram, em ordem decrescente, as Ciências Humanas (48); Ciências Sociais Aplicadas (35); Ciências Biológicas (31); Ciências da Saúde (26) e Ciências Exatas e da Terra (25).
Já na modalidade "Doutorado Nota 10", as instituições contempladas com o maior número de bolsas, em ordem decrescente, foram a UFRJ (55); Uerj e UFF (19); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (18); Fiocruz (12) e ainda outras 12 instituições de ensino e pesquisa do nosso estado. O quantitativo das grandes áreas do conhecimento com destaque foram, em ordem decrescente, as Ciências Humanas (42); as Ciências Sociais Aplicadas e as Ciências Exatas e da Terra com o igual número de aprovados (21); as Ciências Biológicas (20) e Ciências da Saúde (15).
Confira, abaixo, a listagem dos contemplados no Programa Bolsa Nota 10 - Mestrado e Doutorado – (2024.1):
Resultado: Edital FAPERJ Nº 03/2024 - Programa Bolsa Mestrado Nota 10
Resultado: Edital FAPERJ Nº 03/2024 - Programa Bolsa Doutorado Nota 10
Interposição de recursos: Prazo até o dia 16 de maio de 2024