Por Ascom Faperj
A Diretoria de Tecnologia da FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, dia 16 de maio, o resultado preliminar da 2ª etapa da avaliação de mérito do Edital FAPERJ Nº 17/2023 – Programa Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação. Os 58 candidatos aprovados na primeira fase apresentaram seus pitches para a banca avaliadora entre os dias 19 de abril e 3 de maio. Três proponentes desistiram e não participaram desta etapa.
As propostas foram julgadas a partir dos critérios de experiência e capacidade técnica do proponente; grau de inovação e potencial de mercado da solução (TRL); oportunidades e ameaças do negócio e domínio da dinâmica competitiva; e impacto socioeconômico. Após o ranqueamento feito com base na média dos três avaliadores e a deliberação da Diretoria, 36 projetos foram selecionados, número recorde considerando as quatro edições já realizadas até hoje. É um marco importante para o fortalecimento do Programa, que é estratégico para Diretoria, uma vez que tem o potencial de transformar a cultura da Pós-Graduação, de ser uma alternativa para os doutores titulados e, no médio prazo, de mudar o cenário da inovação de base tecnológica do estado do Rio de Janeiro, gerando renda, empregos qualificados e oportunidades fora da academia para os pesquisadores fluminenses.
A partir desta sexta-feira, dia 17 de maio, os proponentes selecionados devem apresentar os documentos exigidos no Anexo 4 do Edital. O envio é feito através da aba “Meu Protocolo” do SisFaperj e o prazo se encerra no dia 21 de junho. Os proponentes não selecionados têm até o dia 27 de maio para interpor recurso administrativo, conforme os procedimentos descritos no Anexo 6.
Confira os projetos selecionados no link a seguir: