Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 04/07/2024 | Atualizado em: 04/07/2024

Ciência para sustentabilidade: Belém vai sediar a 76ª Reunião Anual da SBPC

Por Ascom Faperj

Cartaz da 76ª Reunião Anual da SBPC, que vai movimentar a capital paraense com um público de cerca de 35 mil pessoas e terá palestras de pesquisadores fluminenses (Arte: Alexandre Souza)

A capital paraense vai sediar na próxima semana, de 7 a 13 de julho, a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerada o maior encontro científico da América Latina. Com o tema central “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), será o epicentro de mais de 280 atividades científicas, minicursos e dezenas de atrações culturais.

A FAPERJ será representada pelo seu presidente, Jerson Lima, que será mediador da mesa-redonda “Financiamento de Pesquisa: uma mostra de ação sustentável e inclusiva” (FAPERJ, SBPC), no dia 9 de julho, às 13h. O debate, que será realizado no Bloco H – Auditório H1, terá como palestrantes o gestor de Pesquisas Científicas do Instituto Serrapilheira, Michel Chagas; a geógrafa Thamyres Sabrina Gonçalves, que é pós-doutoranda no Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e o biólogo e pós-doutorando na área de Ecologia e Recursos Naturais Keltony de Aquino Ferreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Lima também será o apresentador da conferência "A revolução da criomicroscopia eletrônica", na quarta-feira, dia 10 de julho, às 10h, a ser proferida por Guilherme Augusto Piedade de Oliveira, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ), no Bloco I. No mesmo dia, às 16h, o presidente da FAPERJ estará entre os palestrantes da mesa-redonda "Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia: O papel das Fundações vis-a-vis as agências nacionais", que terá também a presença do presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin; do diretor-presidente da FAP do Pará, a Fapespa, Marcel Nascimento Botelho; e do diretor-técnico do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Gesil Amarante.

Diversos pesquisadores fluminenses farão parte da programação científica, entre eles alguns que desenvolvem estudos com apoio da Fundação, como José Mauro Peralta, do Instituto de Microbiologia da UFRJ, que será apresentador de conferência sobre a malária na região amazônica, na segunda, às 10h, no Bloco K – Auditório K1; e Felipe Addor, do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ), que estará na mesa sobre Tecnologia Social para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável global, na segunda, às 13h, no Auditório Arlindo Pinto (Instituto de Ciências Biológicas). O diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander Kellner, estará entre os debatedores da mesa-redonda "Segurança institucional e o futuro das coleções de biodiversidade brasileiras", na quarta, às 13h, no Bloco H - Auditório H1.

Por sua vez, os pesquisadores na área de Divulgação Científica Luisa Massarani (Fiocruz) e Ildeu de Castro Moreira (UFRJ) falarão sobre a “Percepção pública da C&T no Brasil", na segunda, dia 8 de julho, às 13h, no Auditório Setorial Básico 2; Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), vai apresentar debate sobre “Novos materiais nanotecnológicos para armazenamento sustentável de energia”; e a bioquímica Débora Foguel, do IBqM/UFRJ, que falará na quarta, 10 de julho, às 10h, no Bloco H – Auditório H2, sobre as “Doenças neurodegenerativas em uma sociedade que envelhece”, e diversos outros.

A expectativa é que a Reunião atraia um público recorde de mais de 35 mil pessoas de todas as regiões do País, contando com a participação de cinco ministros de Estado: Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Nísia Trindade, do Ministério da Saúde; Marina Silva, do Meio Ambiente; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; e Camilo Santana, da Educação, além de representantes dos governos Federal e Estadual, especialistas e personalidades de diversas áreas.

Detalhe do campus da UFPA, situado às margens do Rio Guamá, em Belém: atividades contarão com a participação de crianças ribeirinhas, que chegarão à universidade de barco (Foto: Thiago Pelaes/UFPA)

O encontro será um marco para o debate sobre o futuro sustentável do Brasil, ao reunir os mais importantes cientistas e representantes da sociedade para discutir mudanças climáticas e biomas brasileiros, tendo em vista a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em 2025, em Belém. O evento também precede a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), que acontece em Brasília no final de julho e será decisiva para definir os rumos do setor no País para os próximos 10 anos.

A Reunião Anual contará com uma rica programação científica, composta por 286 atividades (208 debates presenciais e 78 virtuais), reunindo 726 palestrantes. Haverá também a ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação, com a participação de mais de 45 expositores, entre universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e empresas. No espaço SBPC Jovem, serão 71 estandes que vão oferecer atrações interativas, oficinas científicas, planetário e bate-papos com cientistas; e a SBPC Cultural, com uma programação repleta de música, arte e cultura paraenses. Uma novidade nesta edição é o Espaço “Infâncias Mairí”, com atividades científicas lúdicas para crianças menores de cinco anos. A abertura deste espaço contará com a participação especial de 250 crianças das regiões ribeirinhas, transportadas em um cortejo de barcos escolares, que chegarão no recém-reformado píer da UFPA, no dia 8 de julho. 

Nesta edição do evento, será possível baixar no celular um app com todas as novidades da Reunião, com a programação das atividades e os resumos dos trabalhos a serem apresentados, incluindo as possíveis alterações de horário, local e informações importantes. A instalação é gratuita e ele pode ser encontrado pelo nome SBPC nas lojas de aplicativos virtuais.

Confira a programação científica preliminar da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC): https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/wp-content/uploads/2024/04/76RA_SBPC_programa.pdf

Acesse o site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Topo da página