Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 25/07/2024 | Atualizado em: 25/07/2024

Anunciado resultado preliminar da edição 2023 dos programas Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, 25 de Julho, o resultado preliminar dos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). Para o CNE foram concedidas 446 bolsas de um total de 855 solicitações. Já no edital JCNE foram concedidas 190 bolsas de um total de 516 solicitações. Esse montante de 636 projetos representará um investimento de cerca de R$ 64,5 milhões na pesquisa fluminense ao longo dos 36 meses de vigência das bolsas. Os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, ambos os programas reforçam a investigação científica e tecnológica no estado, permitindo o constante progresso das mais variadas áreas do saber. "Com a persistência desses programas, sustentamos um ciclo positivo, no qual incentivamos que nossos pesquisadores permaneçam no estado realizando seus trabalhos e gerando conhecimento científico de excelência", afirmou.

Entre as 33 instituições contempladas, as que receberam um maior número de bolsas no edital CNE foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (160), Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj (71), Universidade Federal Fluminense – UFF (53), Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (39), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (27), Universidade Estadual do Norte Fluminense – Uenf (19), Fundação Getúlio Vargas – FGV (11), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (10), além de outras 24 instituições no estado.

E as Grandes Áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas no CNE em ordem decrescente, são: Ciências Biológicas (123), Ciências Humanas (71), Ciências Exatas e da Terra (63), Engenharias (60), Ciências da Saúde (51), Ciências Sociais Aplicadas (38), Linguística, Letras e Artes (23) e Ciências Agrárias (17).

No Edital JCNE entre as 24 instituições contempladas, as que receberam um maior número de bolsas no edital JCNE foram UFRJ (44), Uerj (40), UFF (38), PUC-RIO(13), UFRRJ(10), FIOCRUZ (8), além de outras 18 instituições no Estado. As Grandes Áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas no edital em ordem decrescente são: Ciências Humanas e Engenharias (34), Ciências Biológicas (33), Ciências Exatas e da Terra (27), Ciências da Saúde (25), Ciências Sociais Aplicadas (22), Linguística, Letras e Artes (9) e Ciências Agrárias (6).

As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 (trinta e seis) meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Os pesquisadores contemplados deverão aguardar comunicação da Fundação, por correio eletrônico, com as instruções para a implementação do auxílio.

Confira a relação de contemplados nos dois programas no link abaixo:

Resultado preliminar: Edital FAPERJ Nº 21/2023 – Programa Cientista do Nosso Estado

Resultado preliminar: Edital FAPERJ Nº 21/2023 – Programa Jovem Cientista do Nosso Estado

NOTARecursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 29 de julho a 02 de agosto 2024.

Topo da página