Por Ascom Faperj
Estande da FAPERJ será uma das atrações do Armazém 4, na quarta edição da Rio Innovation Week. Clique na imagem para visualizar a planta em tamanho maior (Arte: Divulgação) |
A capital fluminense volta a sediar um dos principais eventos de tecnologia e inovação do País na próxima semana. De 13 a 16 de agosto, o Píer Mauá vai receber a 4ª edição da Rio Innovation Week. Serão 70 mil m² de um megaevento, com 34 conferências, mais de 2.500 palestrantes convidados, 2.200 startups e incubadoras fomentando negócios, e mais de 350 expositores apresentando inovações e soluções para os setores, além de treinamentos imersivos setorizados, mentorias, exposições, workshops, networking e ambientes de negócios. Pela quarta vez consecutiva, a FAPERJ vai participar com um estande próprio. Montado no Armazém 4, o espaço terá 40 m² e será palco de diversas palestras sobre inovação e desenvolvimento estadual.
No estande, haverá pitchings (apresentações) de empreendedores contemplados em diversos editais da FAPERJ, como Doutor Empreendedor, Indicações Geográficas, Centelha, Pesquisador na Empresa, Ações Integradas e Favela Inteligente. De terça a sexta, as apresentações terão início às 10h e seguem até as 17h, com blocos temáticos diversos, como Inovação na Indústria, Cases de sucesso do programa Doutor Empreendedor, Agrotech e Empreendedorismo Social. Haverá uma mesa-redonda todos os dias, às 15h. Confira aqui a programação completa do estande FAPERJ na RIW.
Na sexta, dia 16, será a vez do Demoday Doutor Empreendedor. O estande da Fundação vai ser ponto de encontro de empreendedores e pesquisadores contemplados na edição de 2022 do edital Doutor Empreendedor, com investidores convidados pela FAPERJ, que estarão atentos às apresentações dos projetos. "Será uma oportunidade única para os empreendedores apresentarem suas empresas e se conectarem com potenciais investidores interessados em apoiar o desenvolvimento dos seus negócios. Além da visibilidade, o networking qualificado será um dos diferenciais promovidos pelo estande, enquanto um grande ponto de encontro capaz de alavancar colaborações e impulsionar o ecossistema de inovação fluminense", disse o assessor da Diretoria de Tecnologia da Fundação, Guilherme Santos.
O edital Doutor Empreendedor, que já está na sua quarta edição, visa fomentar a transformação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, conduzidos por doutores residentes no estado do Rio de Janeiro, em empreendimentos baseados em conhecimento científico e/ou tecnológico. O demoday contará com a apresentação de pitches de 16 contemplados.
Paralelamente à programação do estande da FAPERJ, o Palco Pedro Ernesto, também no Armazém 4, terá outras atrações. Na terça-feira, às 10h30, a mesa de abertura terá as participações do secretário estadual de C,T&I, Anderson Moraes; da reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo; do pró-reitor da Uerj, Ronaldo Damião; o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, e a diretora Científica da Fundação, Eliete Bouskela. Na quarta-feira, às 16h, o Palco Pedro Ernesto vai apresentar a conferência “Diversidade para uma ciência melhor e mais eficiente”, com os debatedores Leticia de Oliveira (Universidade Federal Fluminense – UFF), presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ, e Egberto Moura (Uerj), assessor da presidência da Fundação; Helena Castro (UFF) , Cristiane Duarte (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).
Zona Portuária da cidade vai sediar o megaevento da tecnologia e inovação, que deve movimentar mais de R$ 2,6 bilhões em negócios e receber cerca de 150 mil pessoas (Imagem: Divulgação/RIW) |
O presidente da FAPERJ destacou a importância do apoio e da participação da Fundação na Rio Innovation Week, para facilitar a aproximação entre os setores produtivos. “A partir desse grande evento, várias oportunidades de negócio serão geradas e diversas cadeias produtivas na área de tecnologia e inovação serão fortalecidas. O desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro depende da Ciência e também dos avanços tecnológicos, que trazem impactos diretos na vida da população”, afirmou Jerson Lima.
Este ano, o tema escolhido para o evento é “Humanização em tempos de inteligência artificial”. A RIW deve movimentar mais de R$ 2,6 bilhões em negócios, uma evolução de 15 a 20%, pelo crescimento do espaço e potencial dos parceiros, comparado ao ano passado. A expectativa é reunir 150 mil pessoas.
FAPERJ nas edições anteriores da RIW
A FAPERJ participou das três edições da Rio Innovation Week, desde a inauguração da feira de inovação na cidade. Na primeira edição, realizada de 13 a 16 de janeiro de 2022, no Jockey Club Brasileiro, a Fundação montou seu estande, onde o público interessado pôde obter informações sobre as suas atividades. A FAPERJ promoveu palestras sobre 15 projetos contemplados em editais lançados pelas diretorias Científica e de Tecnologia, incluindo o programa Startup Rio e o edital Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação. O futuro da Medicina de precisão foi um dos temas abordados nas mesas-redondas promovidas pela Fundação, pelos pesquisadores Antonio Carlos Campos de Carvalho, da UFRJ; Guilherme Suarez Kurtz, do Instituto Nacional de Câncer (Inca); Vivaldo Moura Neto, do Instituto Estadual do Cérebro; e Soniza Leon, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O virologista Amilcar Tanuri, que foi uma das lideranças no combate ao SARS-CoV-2 durante a pandemia de Covid-19, abordou a importância do diagnóstico preciso no controle da pandemia. O pesquisador Fernando Bozza, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), compartilhou sua experiência em projetos sobre Covid apoiados pelo Governo do Estado, por meio da FAPERJ.
A segunda edição do evento ocorreu no mesmo ano, de 8 a 11 de novembro, no Píer Mauá. Mais de duas mil startups – empresas nascentes de base tecnológica – tiveram a oportunidade de estreitar laços com investidores e divulgar seus produtos e projetos. A FAPERJ participou com um estande montado na parte externa do Armazém 3, junto à Baía de Guanabara. A palestra de abertura reuniu empreendedores, gestores, reitores e diversas autoridades do poder público. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), Paulo Alvim, ressaltou que o Rio tradicionalmente possui vocação para ser um polo difusor de ideias e negócios inovadores. O governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, ponderou sobre a retomada econômica no pós-pandemia e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho, definiu o papel da C,T&I como estratégico para o desenvolvimento fluminense.
Na terceira edição, realizada de 3 a 6 de outubro de 2023, também no Píer Mauá, o estande da FAPERJ, no Armazém 4, foi palco de 20 pitches (apresentações), na Programação Demoday. Exemplos bem-sucedidos de empreendimentos inovadores, contemplados pelo programa Doutor Empreendedor 2021, da Fundação, estiveram em pauta. O presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, falou sobre a importância estratégica dos investimentos em inovação para o desenvolvimento estadual e da necessidade de absorção dessa mão de obra extremamente qualificada, com doutorado, pelo mercado, além do ambiente acadêmico. O superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcelo Camargo, apresentou dados sobre o programa Centelha, executado no estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ, que visa dar um impulso a empreendimentos inovadores.
Serviço:
Rio Innovation Week
Data: 13, 14, 15 e 16 de Agosto de 2024
Horário: 10:00 às 21:00
Local: Pier Mauá, Av. Rodrigues Alves, 10 - Praça Mauá, Rio de Janeiro
Para a programação completa e outras informações, acesse: https://rioinnovationweek.com.br/