Por Ascom Faperj
A FAPERJ publica nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, o resultado da avaliação das propostas submetidas à 2ª Edição do Programa de Apoio às Fronteiras da Ciência e Inovação RJ – Infraestrutura Multiusuária em Equipamentos de Grande Porte (Edital FAPERJ Nº 13/2024). Em um processo seletivo altamente competitivo, 86 propostas foram submetidas, demandando mais de R$ 364 milhões em recursos. Serão apoiadas 39 propostas nas diversas áreas do conhecimento e nos diferentes Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediados no estado do Rio de Janeiro, representando um investimento de cerca de R$ 94 Milhões, valor 34% superior ao anunciado inicialmente no edital. Cada proposta contemplada prevê a cooperação de pelo menos duas instituições de pesquisa do estado, com a participação de pesquisadores de alta competência de cada uma das instituições.
Dentre as propostas aprovadas, 28 delas foram na faixa A e serão desenvolvidas na UFRJ (12), UFF (5), Fiocruz (2), Uerj (2) e em outras 7 instituições; as demais, 11, foram selecionadas na faixa B. As propostas da faixa B serão desenvolvidas na UFRJ (3), Uenf (2), Uerj (2), Fiocruz (1) e em outras 3 instituições.
O programa que visa melhorar a malha de infraestrutura em equipamentos multiusuários no estado do Rio de Janeiro para viabilizar a realização de projetos de fronteira – científicos e tecnológicos – em áreas experimentais que requeiram equipamentos de grande porte de maneira a permitir o compartilhamento multiusuário dos mesmos.
Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, a 2ª edição do Edital "Fronteiras – Grandes Equipamentos" fortalece a capacidade de pesquisa no estado, impulsionando o avanço científico e tecnológico no Rio de Janeiro ao fornecer às instituições equipamentos de grande porte e alta tecnologia. "A elevada qualidade das propostas submetidas ao edital evidencia o potencial do estado para realizar pesquisas de ponta, que demandam infraestrutura robusta, e sublinha a relevância dessa iniciativa para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro", disse.
A professora e pesquisadora Eliete Bouskela, diretora Científica da FAPERJ, ressaltou a importância do edital no que tange ao papel dos equipamentos de grande porte para a ciência. “Esse Programa é fundamental para o desenvolvimento e avanço das pesquisas fluminenses, que visam beneficiar a população e estado do Rio de Janeiro”, afirmou Bouskela.
Confira a lista de projetos contemplados no link abaixo:
NOTA: Os recursos deverão ser enviados, via SisFaperj, no período de 23/09/2024 a 30/09/2024