Por Ascom Faperj
A FAPERJ anunciou na sexta-feira, 11 de outubro, o resultado preliminar do edital Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro (Edital FAPERJ Nº 20/2024). Foram recebidas 576 propostas de eventos, analisadas pela FAPERJ, sendo 434 aprovadas no processo de avaliação. Inicialmente, os recursos previstos para este chamada eram de R$ 10 milhões, mas, com a alta demanda qualificada, o valor total do edital passou para R$ 12,7 milhões.
Esta modalidade de apoio tem como objetivo estimular a realização de eventos que visem consolidar a vocação científica, tecnológica, de empreendedorismo e/ou de inovação no Estado do Rio de Janeiro, através do patrocínio dos eventos organizados por pesquisadores, representantes de entidades do setor de inovação, empresas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), todos sediados no Estado do Rio de Janeiro.
Os projetos contemplados se distribuem por todas as áreas e setores da atividade em C,T&I. As áreas das Humanidades foram as que obtiveram o maior número de projetos aprovados, 110, seguida por Ciências Exatas e da Terra (79), Ciências Biológicas (60), Ciências da Saúde (43), Ciências Sociais Aplicadas (36), Empreendedorismo e Inovação (33), Engenharias (31), Linguística Letras e Artes (24) e, por fim, Ciências Agrárias (19).
Entre as instituições fluminenses, destaque para a UFRJ, com 100 propostas, seguida pela Uerj, com 67 projetos, e a UFF, com 64. No total, 94 instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro foram contempladas. Devido à alta qualidade das propostas submetidas, a Fundação optou por estender os recursos ao maior número de projetos possível, reduzindo os valores individuais concedidos a cada proposta.
Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o edital, além de proporcionar a pesquisadores, tecnólogos e inovadores a ocasião de intercâmbio nacional e internacional de conhecimentos e tecnologias, incentiva uma atividade que é uma vocação do estado do Rio de Janeiro, estando na linha de frente da produção cultural, científica e tecnológica no País.
Para a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, "o aumento do aporte financeiro ao longo das edições do programa de Apoio à Organização de Eventos e o crescente número de eventos selecionados demonstra a crescente qualificação dos grupos que apresentaram propostas".
NOTA: Os recursos deverão ser enviados, via SisFaperj, no período de 14/10/2024 a 22/10/2024