Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 17/10/2024 | Atualizado em: 17/10/2024

Doutor Empreendedor Fase 2 aprova 28 propostas na lista final

Por Ascom Faperj

A Diretoria de Tecnologia da FAPERJ divulga nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, o resultado final do programa Doutor Empreendedor – Fase 2: Acelerando Negócios de Base Tecnológica (Edital Nº 11/2024). Além dos 21 projetos aprovados preliminarmente, sete proponentes tiveram seus recursos deferidos, totalizando 28 propostas contempladas. A maior parte das empresas, 16 delas, está localizada na capital fluminense. Em segundo lugar, destaca-se o município de Campos dos Goytacazes, com 7 propostas apoiadas, o que demonstra o grau de maturidade que esse ecossistema atingiu nos últimos anos. Niterói sedia duas empresas contempladas. Completam a lista as cidades de Macaé, Nilópolis, Resende e Seropédica, com uma proposta cada. Um dado que merece destaque é o da distribuição de gênero: são 18 empreendedoras apoiadas, contra apenas 10 empreendedores.

Os doutores contemplados receberão uma bolsa durante 24 meses para se dedicar ao projeto e cerca de R$ 320 mil para adquirir bens e serviços necessários para acelerar suas empresas. Uma parte desse recurso é destinada especificamente para a capacitação do empreendedor em temas relacionados à inserção de empresas de base tecnológica no mercado. Ao longo dos 24 meses de vigência do edital, os empreendedores serão obrigados a apresentar a evolução do projeto para um grupo de investidores a ser montado pela diretoria. O objetivo é que ao final do projeto as empresas estejam prontas para a captação de recursos privados que garantam a sustentabilidade da mesma sem a dependência de editais de fomento públicos.

A diretoria espera que a Fase 2 seja um marco na consolidação do Programa Doutor Empreendedor, sobretudo na produção de resultados concretos, que envolvem: a entrada das empresas no mercado e aumento do seu faturamento, a criação de empregos qualificados, a geração de ativos de propriedade intelectual, a captação de investimentos privados e o desenvolvimento de novos produtos, processos e soluções inovadoras em diferentes áreas de conhecimento e segmentos de mercado.

Confira a lista final dos projetos aprovados:

Resultado Final: Edital FAPERJ Nº 11/2024 – Doutor Empreendedor – Fase 2: Acelerando Negócios de Base Tecnológica 

Topo da página