Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 19/12/2024 | Atualizado em: 19/12/2024

FAPERJ anuncia resultado da 2ª edição das chamadas de apoio ao 'Jovem Pesquisador Fluminense'

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, o resultado da  segunda edição dos editais de apoio ao "Jovem Pesquisador Fluminense (JPF)" – com vínculo e sem vínculo – em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no estado do Rio de Janeiro. Foram selecionados 105 projetos, que representarão um investimento total de cerca de R$ 50 milhões na pesquisa fluminense.

No Edital nº 21/2024, voltado para os pesquisadores com vínculo, foram contemplados 58 jovens pesquisadores, em todas as áreas do conhecimento, com destaque para Ciências Biológicas, com 14 contemplados e Engenharias, com 12 contemplados. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) são as instituições que contam com o maior número de contemplados, 15 para cada, seguidas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 10; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com 5; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com 3 projetos aprovados em cada, entre outras universidades. Já o Edital nº 22/2024, destinado ao apoio a pesquisadores sem vínculo, contemplou 47 projetos em todas as áreas do conhecimento, com destaque para as Ciências Biológicas, com 16 contemplados, vindo em seguida as Ciências Exatas e da Terra (9), e as Engenharias (7). Entre as instituições que receberão esses pesquisadores, em primeiro lugar está a UFRJ, com 18 projetos, seguida da UFF (10) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com 4, entre outras universidades. Além do auxílio, os pesquisadores do Edital JFP sem vínculo receberão uma bolsa de R$ 8 mil. 

Segundo a presidente da FAPERJ, Caroline Alves, editais dessa magnitude são fundamentais para o avanço científico e tecnológico do estado. “Com os editais JPF, conseguimos apoiar o talento emergente e garantir que os jovens cientistas possam desenvolver suas pesquisas sem a necessidade de buscar oportunidades fora do estado. Esses editais são fundamentais para manter e atrair novos talentos, promovendo um ambiente mais dinâmico e competitivo nas ICTs fluminenses, o que, por sua vez, impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico da nossa região”, afirmou Caroline.

Para a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, a reedição dos editais Jovem Pesquisador Fluminense, tanto com vínculo quanto sem vínculo, é uma ação estratégica para fortalecer a pesquisa no estado do Rio de Janeiro. “A continuidade deste programa é essencial para manter o fluxo de inovação nas universidades, além de possibilitar que nossos talentos permaneçam e se desenvolvam no estado, contribuindo diretamente para o avanço científico e tecnológico da nossa região”, completou Eliete.

Confira o resultado preliminar dos editais nos links abaixo:

Resultado: Edital FAPERJ Nº 21/2024 – Programa de Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense com Vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro

Resultado: Edital FAPERJ Nº 22/2024 – Programa de Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense sem Vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro

Interposição de recursos: os recursos deverão ser enviados, via SisFaperj, no período de 23/12/2024 a 02/01/2025. 

Topo da página