Por Ascom Faperj*
![]() |
Servidoras da FAPERJ, no palco da solenidade, foram algumas das laureadas com o Prêmio Mulheres na Ciência: a partir da esq., Katia Martins; a secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar; Patrícia Caraça; o secretário estadual de C,T&I, Anderson Moraes; Ana Maria Gaspar; a primeira-dama do estado, Analine Castro; Margarida Inácio; a presidente da FAPERJ, Caroline Alves; e Claudia Wenceslau (Foto: Philippe Lima) |
O governador Cláudio Castro destinou, nesta quinta-feira (13/03), recursos para Meninas, Mulheres e Mães na Ciência, no valor de R$ 16 milhões para auxílios e bolsas da FAPERJ, que serão pagos em editais lançados pela Fundação. Em uma cerimônia realizada no Palácio Guanabara, 24 pesquisadoras foram homenageadas com o inédito Prêmio Mulheres na Ciência. Servidoras da FAPERJ também receberam homenagens na solenidade.
"O Rio de Janeiro tem orgulho de apoiar e valorizar a ciência feita por mulheres. Sabemos dos desafios que muitas enfrentam para seguir suas carreiras, especialmente as que são mães. Esse investimento de R$ 16 milhões é um passo fundamental para garantir que o talento e a dedicação dessas pesquisadoras não sejam limitados por barreiras estruturais. Que todas as pesquisadoras, com seu trabalho e dedicação, sigam contribuindo para o avanço do conhecimento e para a construção de um futuro mais igualitário e inovador para a ciência no nosso estado", destacou o governador Cláudio Castro.
Voltados para meninas, mulheres e mães na ciência, os editais vão beneficiar 200 pesquisadoras. A iniciativa visa garantir suporte financeiro para que mais cientistas mulheres possam dar continuidade a seus trabalhos, conciliando a maternidade com a pesquisa. O programa tem como principais objetivos apoiar projetos que impulsionem o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no estado do Rio de Janeiro, além de estimular o interesse vocacional de meninas e mulheres na Educação Básica.
"Esta iniciativa é uma demonstração da força e do talento feminino na ciência. Estamos reafirmando nosso compromisso coletivo com a equidade e o fortalecimento da pesquisa no estado do Rio de Janeiro. Com iniciativas como essa, seguimos ampliando oportunidades e consolidando a inovação como um pilar estratégico para o desenvolvimento do Rio de Janeiro", disse a presidente da FAPERJ, Caroline Alves.
A outorga reforça a importância da equidade de gênero no meio acadêmico e científico, criando oportunidades para que mais mulheres tenham condições de seguir suas trajetórias na pesquisa, superando desafios estruturais e contribuindo para o avanço da ciência no Brasil.
![]() |
A historiadora e professora emérita da UFF, Ismênia de Lima Martins (na cadeira), uma das laureadas no evento, recebe a premiação das mãos da primeira-dama do estado, Analine Castro, ao lado do secretário estadual de C,T&I, Anderson Moraes; e da presidente da FAPERJ, Caroline Alves, e da secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar (Foto: Patrick Viegas) |
"Esse investimento é fundamental para fortalecer e desenvolver a pesquisa e a inovação tecnológica no nosso estado. Não se trata apenas de um aporte financeiro, mas um passo concreto para garantir que as nossas pesquisadoras tenham as condições necessárias para inovar e empreender, levando a ciência do nosso estado a um patamar ainda mais alto", ressaltou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.
Homenagem
O primeiro Prêmio Mulheres na Ciência reconheceu 24 pesquisadoras cujas contribuições foram fundamentais para o avanço do conhecimento em suas áreas. Entre as agraciadas, estão líderes femininas da Academia Brasileira de Ciências, reitoras da UERJ e UENF, defensoras públicas, desembargadoras, promotoras, presidentes de entidades, professoras e cientistas que se destacaram na produção científica nacional.
"A gente sabe o desafio que é ser mulher, ser mãe e cientista no nosso país. Tenho certeza que esse compromisso do Governo do Estado ratifica um investimento importante na política pública para a mulher. A vocês, mulheres cientistas, o meu muito obrigada por toda contribuição ao nosso estado", exaltou a titular da Secretaria de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar.
Veja a lista das agraciadas no Prêmio Mulheres de Ciência
* Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro