Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 30/10/2025 | Atualizado em: 30/10/2025

FAPERJ divulga resultado preliminar do Edital de Mobilidade Internacional – Doutorado Sanduíche (Nota 10) 2025/2026

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulga nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, o resultado preliminar do Edital FAPERJ nº 19/2025 – Programa de Mobilidade Internacional – Doutorado Sanduíche (Nota 10). A iniciativa integra o plano de ações da Fundação com foco na internacionalização da ciência produzida no Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, estava previsto o apoio a pelo menos 20 propostas. Contudo, diante da alta qualificação das propostas submetidas e da disponibilidade de recursos, a FAPERJ poderá aprovar 29 propostas. 

O edital teve como objetivo fomentar a mobilidade de doutorandos contemplados nas edições de 2024 e 2025 do “Programa Bolsa Mestrado e Doutorado Nota 10”, apoiando a realização de estágios de 6 ou 12 meses em renomadas instituições de ensino e/ou pesquisa estrangeiras.

Entre os contemplados, há projetos que abrangem todas as grandes áreas do conhecimento, com destaque para Ciências Humanas e Ciências Biológicas (6 projetos cada); Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e da Terra; e Linguística, Letras e Artes (4 projetos cada), além de propostas nas áreas de Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Agrárias. Os doutorandos contemplados são vinculados a instituições de excelência do Estado do Rio de Janeiro, entre elas UFRJ, PUC-Rio, UFF, Fiocruz, UERJ, CBPF, UENF, ECEME e IBICT.

O número de projetos por país é liderado por Portugal, com quatro propostas selecionadas, seguido de Alemanha, Espanha e Países Baixos, com três cada. Em seguida, Estados Unidos, Inglaterra e Bélgica tiveram dois projetos. E, por fim, com um projeto, Chile, México, Japão, Argentina, Escócia, Irlanda, Uruguai e França.

Para a diretora científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, o resultado representa um passo estratégico para a consolidação da presença internacional da pesquisa fluminense. “Esse resultado é especialmente importante porque marca a retomada, após mais de oito anos, do apoio da FAPERJ a estágios de doutorado sanduíche no exterior. Ao viabilizar a permanência de nossos doutorandos em laboratórios e grupos de pesquisa de referência internacional, fortalecemos redes de cooperação, ampliamos a circulação de conhecimento e contribuímos diretamente para a formação de pesquisadores de excelência no Estado do Rio de Janeiro.”

As mobilidades deverão ocorrer entre 1º de março de 2026 e 28 de fevereiro de 2027, desde que o período aprovado não ultrapasse a data prevista para a conclusão do doutorado no Brasil. O período para interposição de recursos ficará aberto entre 31/10 a 7/11, e o resultado final será publicado até o final de novembro.

A lista completa de contemplados pode ser acessada no arquivo abaixo:

Resultado Preliminar: Edital FAPERJ Nº 19/2025 – Programa de Mobilidade Internacional – Doutorado Sanduíche Nota 10 – 2025-2026

Dúvidas e informações adicionais:
assessoria.internacional@faperj.br

Topo da página