Criado em 2013, Lavimpi/Uerj passou por reforma, apoiada pela FAPERJ, que dobrou seu espaço físico. Laboratório ganhou novas salas e equipamentos, como simulador de equitação para atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Obra fez adequação de espaços para pesquisa.
Estudante da Uenf vence, pela primeira vez, o Prêmio de Iniciação Científica do CNPq. Conquista de Luciele de Léo Cardozo (foto) celebra os 30 anos do programa de IC da universidade e reforça a excelência da formação da instituição, que recebe apoio da FAPERJ por meio de diversos programas de fomento à pesquisa.
Projeto da PUC-Rio coloca em prática a prestação de Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social. A Lei de ATHIS garante a famílias com renda de até 3 salários mínimos assistência pública e gratuita na elaboração de projetos, execução de obras, reforma ou regularização fundiária de moradias urbanas ou rurais.
Startup desenvolve tecnologia que utiliza a inteligência artificial para analisar, à distância, a composição corporal, por meio de fotos capturadas pelo celular. O aplicativo é destinado a profissionais da Saúde, que podem assinar o serviço e utilizar a ferramenta online para mensurar os dados corporais dos seus pacientes.
Utilizado desde 2002 pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para a elucidação de homicídios, o produto desenvolvido na UFRJ agora poderá ser adaptado para detectar resíduos de sangue em ambientes hospitalares, com o objetivo de reduzir a contaminação por microrganismos patogênicos.
Organizadores: Maria Luiza Félix Marques Kede, Ana Valéria Freire Allemão Bertolino, Isabela Habib Canaan da Silva, Otavio Miguez da Rocha-Leão
Editora: Consequência
Ano de lançamento: 2025